net-tool for connecting spaces of research and knowledge production
Log in

sobre Academy Commons

O que é Academy Commons

AC é uma ferramenta para pesquisadores (estudantes e/ou professores) no campo da educação avançada.

AC consiste em uma base de dados de atividades de educação-pesquisa anunciadas pelos acadêmicos/professores/conferencistas que as realizam, facilitando o acesso livre a sua atividade.

As atividades anunciadas na web-site de AC podem ser tanto de espaços independentes como de instituições oficiais ou universidades. Quando a atividade se leva a cabo nestas últimas, AC apóia seu marco legal aproveitando (ainda que expandindo e de certo modo politizando) o tradicional status da figura de “ouvinte”.

AC foi gerada para potencializar o espaço comun de nossas atividades de educação-pesquisa, fazendo referência direta à noção de “pro-comum” ou commons na medida em que se concebem as atividades em um espaço de conhecimento compartilhado e gestionado pelos seus usuários-produtores.

Como usar Academy Commons

AC é uma ferramenta tanto para professores-pesquisadores que anunciam a atividade acadêmica que vão realizar (curso, conferência, oficina, seminário, etc.), como para estudantes-pesquisadores buscando aceder a estas atividades. Conscientes da pluralidade de formas que se dão em ambas categorias, denominamos “pesquisador-anfitrião” (host researcher) aos primeiros, e “pesquisador-visitante” (visitor researcher) aos segundos.

host researcher: AC considera host researchers àqueles que oferecem informação da atividade acadêmica que vão realizar. Como host researcher, preencha o formulário que econtrará em add your activity e a informação da atividade ficará publicada automaticamente no calendário da web de AC e acessível aos interessados.  As atividades não estão restritas a nenhuma área de conhecimento. Você pode adicionar a informação da sua atividade tanto se ela tem lugar em instituições oficiais ou universidades, ou em espaços independentes. Você pode incluir requisitos aos alunos que desejem assistir à atividade, e/ou solicitar-lhes informação ou contato prévio. A única condição é que a atividade deve poder ser considerada atividade de pesquisa, e deve permitir-lhes a entrada gratuita.

visitor researcher: Se considera visitor researcher aqueles pesquisadores-estudantes que utilizam o buscador da plataforma AC para aceder às atividades acadêmicas anunciadas em sua base de dados, aproveitando a figura tradicional do “ouvinte” quando estas atividades têm lugar em instituições oficiais ou universidades. A única condição é seguir os requisitos especificados pelo professor responsável (host researcher), especialmente as que possam derivar das lógicas limitações de espaço.

Quem é Academy Commons

Academy Commons é uma associação sem ânimo de lucro para o intercâmbio de informação entre pesquisadores que acreditam que as atividades acadêmicas nas que participam deveriam facilitar o acesso livre e a conexão com outros pesquisadores interessados. O projeto AC foi criado por três pesquisadores em Barcelona, ainda que a iniciativa esteja concebida como ferramenta para ser usada e desenvolvida de maneira compartilhada por uma comunidade sem limites geográficos ou culturais.

ac_ TEAM

Octavi Comeron, Nicolas Maleve, Anja Steidinger

ac_ contact: info@academycommons.net

——————————————————————————————————————————

continue reading about the CONTEXT OF THE PROJECT

———————————————————————————————————————-

ac_ FAQ

———————————————————————————————————————–

legal disclaimer

———————————————————————————————————————-